Linha de Pesquisa


Temos como principal objetivo o desenvolvimento de metodologias alternativas menos agressivas ao meio ambiente para compostos com aplicações imediatas ou de médio e longo prazo. Para tanto temos, também, alguns estudos de reações clássicas importantes dentro dessa mesma filosofia que podem ser consideradas acadêmicas, porém são de importância para futuras pesquisas aplicadas.

Com esse pensamentos nossas pesquisas se enquadram na Filosofia da Química Verde.

A Química Verde é um tipo de prevenção de poluição causada por atividades na área de química. Essa estratégia visa desenvolver metodologias e/ou processos que usem e gerem a menor quantidade de materiais tóxicos e/ou inflamáveis. Nesse caso, os riscos seriam minimizados, e uma vez que o processo fosse implantado, os gastos com tratamento de resíduos seriam menores.

Nessa direção, estudamos, principalmente, soluções para o problema do uso de solventes orgânicos.

Um dos principais problemas da indústria química está relacionado com a utilização de solventes orgânicos (voláteis ou não) em seus processos, já que, dependendo do solvente utilizado, sua manufatura, transporte, estoque, manuseio e descarte representam aspectos que demandam cuidado e capital ( Kakabadse, G.; Solvent Problems in Industry, Elsevier: London, 1984).

Em nossos estudos, procuramos descartar o uso de solventes ou usar solventes inócuos ao meio ambiente, como a água. Tal estratégia traria além dos benefícios com relação ao meio ambiente a vantagem de minimizar o custo da produção.